Administraçao
MÓDULO 8
TEXTOS-RESUMO
TEXTO-RESUMO 1
A ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO De acordo com CHIAVENATO (2003) a Teoria da Contingência: surge em 1972, nos Estados Unidos da América do Norte, enfocou as variáveis AMBIENTE e TECNOLOGIA, sem desprezar as demais (TAREFAS, PESSOAS e ESTRUTURA) e teve como principais representantes, CHANDLER, BURNS e STALKER, WOODWARD, THOMPSON, LAWRENCE e LORSCH e, PERROW. É a teoria mais recente dentro da TGA e vai além da Teoria de Sistemas.
A sua mensagem central é que nada é definitivo ou absoluto em administração, pois tudo depende de contingências.
A partir das pesquisas desses autores contingenciais a respeito das organizações e de seus ambientes, concluiu-se que a teoria administrativa disponível era insuficiente para explicar os mecanismos de ajustamento das organizações aos seus ambientes de maneira proativa e dinâmica.
Houve a constatação de que as características das organizações são consequências do ambiente em que se encontram alojadas. Isso deslocou o estudo para esses ambientes e para as relações de interdependência entre eles a as organizações.
No início, as organizações até escolhem os ambientes em que querem se instalar, mas com o passar do tempo passam a ser condicionadas por eles, tendo que se adaptar e ales para não morrer.
Então, conhecer o ambiente passou a ser indispensável para compreender os mecanismos organizacionais. Essa análise ambiental, entretanto, ainda não é totalmente suficiente para conclusões definitivas, o que implicou investir em pesquisas noutra variável: a tecnologia.
A tecnologia utilizada pela organização condiciona o modo como a organização monta sua estrutura. Assim, para fazer frente ao ambiente e às suas demandas, as organizações procuram tecnologias que acabam condicionando o seu funcionamento.
Dessa maneira essa abordagem baseou-se nas variáveis ambiente e tecnologia, relacionando-as com as demais: