Questões de Geologia Ambiental
Intemperismo: é um processo que provoca alteração física e química das rochas e seus minerais, tendo como principais fatores o clima e o relevo. É importante na formação de solos e como modelador do relevo.
Processo: são ações dinâmicas que envolvem a aplicação de forças sobre certo gradiente, tendo como agentes a chuva, vento, ondas, marés, rios e gelo.
Taxas: indica a intensidade com que ocorrem mudanças de um certo parâmetro em um determinado intervalo de tempo, levando em consideração o processo estudado sendo contínuo ou discreto.
Inclinação: é o ângulo formado entre um plano inclinado e a horizontal, medido a partir da base.
Equilíbrio estático: situação na qual a variável não se altera ou quando as modificações estão exatamente balanceadas (entradas - saídas = zero).
Equilíbrio dinâmico: situação na qual ocorre uma mudança uniforme ao longo do tempo (entradas - saídas = constante).
2) Você foi contratado para elaborar uma proposta de trabalho sobre a caracterização de erosões no município de Bauru. Para realizar o trabalho, você precisa conhecer os diferentes tipos de erosão. Quais são eles? Descreva-os.
Erosão Hídrica: quando é causada pela água. As gotas da chuva, quando entram em impacto com um solo sem vegetação, retiram partículas que, conforme seu tamanho são facilmente carregadas pela enxurrada, desagregando e transportando o material erodido com grande facilidade. Esse tipo de erosão pode se manifestar de 3 formas: Laminar - processo de remoção de uma delgada e uniforme camada do solo superficial, provocada por fluxo hídrico não concentrado; Ravinamento - corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido; Sulcos ou voçorocas - consiste no desenvolvimento de canais nos quais o fluxo superficial se concentra. Formam-se devido à variação da resistência à erosão, que em geral é devida a