O fluxograma como instrumento para Arquivologia
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO
CURSO DE ARQUIVOLOGIA
O FLUXOGRAMA COMO INSTRUMENTO PARA ARQUIVOLOGIA
Santa Maria, RS, Brasil
2013
Uma das ferramentas muito usadas na Arquivologia é o fluxograma. O fluxograma consiste em um diagrama que contêm símbolos padronizados, que mostra a sequência lógica das etapas e realização de um processo de trabalho, e pode ser entendido como uma representação esquematizada de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Pode-se entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer.
Na Arquivologia o fluxograma pode ser usado em diversas situações, tanto para representar o processo do ciclo vital dos documentos, como para representar um processo, como por exemplo, a trajetória de um documento, desde sua criação até sua guarda permanente ou eliminação.
Com o fluxograma é possível adotar normas e procedimentos adequados para alcançar os objetivos visando o processo como um todo, os detalhes do processo, os pontos que podem ser melhorados, entre outros.
Para a criação de um fluxograma, é necessário usar um programa específico, podendo ser no Word, Excel, Power point, entre outros. Os dados devem obedecer as normas padrões estabelecidas, sendo que os dados devem ser ligados entre si, demonstrando a sua sequência.
Portanto, o fluxograma é uma forma de facilitar a compreensão dos processos arquivísticos, ajudando na elaboração e execução do trabalho arquivístico, proporcionando agilidade no trabalho.
Referências http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2012-08/fluxogramas---julho-2012.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma