Fundamentos II Trabalho
PréEscolar?
As orientações curriculares são um conjunto de princípios para apoiar o educador nas decisões sobre a sua prática, ou seja, para conduzir o processo educativo a desenvolver com as crianças. Pretendem assim, contribuir para promover uma melhoria de qualidade da educação préescolar.
Estas orientações são um currículo, se bem que se diferencia de algumas concepções por serem mais gerais e abrangentes. Como se perspectiva, em termos curriculares, o papel do educador?
Em termos curriculares, o educador deve guiarse pela LeiQuadro da educação préescolar, a sua orientação. O educador deve também preocuparse com a organização do ambiente educativo ou seja, disposição do espaço e tempo enquanto grupo, organização dos “movéis” (casinha, zona de leitura, entre outros...). Deve ainda proporcionar atividades pelas diferentes áreas de conteúdo, criar condições para que a criança adquira novos conhecimentos através de anteriores. Sem nunca esquecer a intenção com que educa a criança e as suas necessidades. Tarefa nº2 Princípio Geral e Objectivos pedagógicos enunciados na LeiQuadro da Educação Préescolar.
A LeiQuadro da educação préescolar considera que a etapa base da educação é préescolar, estabelecendo relação com a família. Visa assim, a autonomia, liberdade e solidariedade da criança, na sociedade.
Tem como objetivos gerais a promoção do desenvolvimento da circulação com base nas suas experiências e para que assim, se possa inserir em grupos sociais diversos, contribuindo assim, para a igualdade de oportunidades. Contudo, esta lei admite que as crianças devem ser vistas como um único indivíduo, com as suas caraterísticas próprias. Devem também, desenvolver a expressão e comunicação de forma a despertar a curiosidade e o pensamento crítico.
A criança terá ocasiões de bemestar e de segurança especialmente na saúde individual.
É