projeto seis sigma
Elaine
Haike
Letícia
Resumo: O estudo foi realizado na empresa Focus Tecnologia de Plasticos S/A, empresa de médio porte especializada em componentes plásticos para a linha branca e automotiva e consiste em na aplicação da metodologia Seis Sigma para a resolução de um problema dimensional de uma peça específica. A empresa aplicou uma metodologia fornecida pelo seu cliente e este artigo tem por objetivo comparar o Seis Sigma com a metodologia utilizada pela Focus.O estudo não está completo por tanto tratam se de resultados parciais, mas ainda assim foi possível delinear algumas conclusões como: os principais fatores que implicam nas dimensões da peça são a máquina em que foi feita a injeção da peça e o tipo de resina utilizada. Foi encontrada também uma variação após o processo de pintura que não deveria ocorrer e foi sugerida uma nova medição esta etapa do processo. Como conclusão foi constatada uma lacuna acadêmica e conceitual na aplicação das metodologias na empresa.
Palavras-chave: DMAIC, Qualidade, Seis Sigma.
1. Introdução
O sucesso de muitas organizações sobre resultados obtidos através do Seis Sigma vem despertando o interesse das empresas por esta filosofia. Este sucesso se explica não apenas pelo fato de possibilitar melhoria da qualidade de produtos, serviços e processos, como também por possibilitar um incremento significativo no desempenho organizacional, na mudança de cultura e no aumento do capital humano (CORONADO; ANTONY, 2002).
De acordo com Carvalho et al. (2007) o seis sigma foi anunciado como um programa de qualidade do século XXI, e sua fama se espalhou devido a muitos relatos de casos de sucesso e este associado ao ganho de quantias muito significativas, porém em outro estudo Carvalho
(2002) afirma que esses resultados baseiam-se em relatos de casos de sucesso, havendo uma lacuna de estudos empíricos que evidenciassem esses ganhos.
O Seis