Transgênicos
A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz com bactéria. A aplicação mais imediata dos organismos transgênicos e dos organismos geneticamente modificados em geral é a sua utilização em investigação científica. A expressão de um determinado gene de um organismo num outro pode facilitar a compreensão da função desse mesmo gene.
Historia
O homem desde os primórdios de sua evolução sempre se preocupou em aproveitar ao máximo os recursos naturais, por meio de métodos e técnicas cada vez mais avançadas. Com a decifração do código genético e a manipulação do DNA, neste último quarto de século, aceleram-se as descobertas científicas e suas aplicações. A revolução biotecnológica introduziu no âmbito mundial uma nova geração de produtos, chamados Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), surgindo técnicas biotecnológicas como a produção e pesquisa de plantas e animais transgênicos . A biotecnologia teve seu início com os processos fermentativos, cuja utilização transcende o início da era Cristã, confundindo-se com a própria história da humanidade.
Por volta de 1922, produtores americanos utilizaram pela primeira vez o milho hibrído, colaborando para o aumento da produção