seis estudos de psicologia
TEMA:
“Dignidade e respeito à pessoa com deficiência”
CONCEITO:
Entende-se que a pessoa com deficiência é aquela que apresenta limitações a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social. Essa restrição podem ser física, mental ou sensorial de natureza permanente ou transitória.
OBJETIVO:
Na sociedade atual há discussões frequentes sobre esse tema, que permeia a inclusão social, chamando a atenção das pessoas para esse “problema”. Pois não há sustentabilidade sem acessibilidade, tudo tem que estar de acordo com a lei e a sociedade tem que se adequar as necessidades da pessoa com deficiência, voltar o olhar humano para esta questão. Outro princípio é defender a igualdade entre as pessoas com deficiências e as demais, em termos de direito e igualdade, o que exige equiparação de oportunidades, atendendo as diferenças individuais, mostrar com dignidade a realidade e valorizar as diferenças e necessidades decorrentes da deficiência.
Na linha do tempo há um divisor muito importante – Constituição Federal da Republica do Brasil promulgada em 05 de outubro de1988. Passo muito importante, onde a partir daí ocorreram reconhecimentos de direitos e deveres, voltado à pessoa com deficiência. Em seu capítulo primeiro da Constituição Federal da República Federativa do Brasil trata-se dos direitos e deveres individuais e coletivos- art. 5º diz o seguinte- “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...então a de se pensar, onde está a diferença. A deficiência é um detalhe porque seu portador é uma pessoa.
Ao longo do tempo os termos utilizados para definir a pessoa com deficiência foram inúmeras: portador de deficiência, pessoa portadora de deficiência excepcionais ou portador de necessidades pessoais. A razão disso reside no fato de que a cada época são utilizados termos cujo o significado sejam compatível com os valores vigente