RESUMO SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA
1370 palavras
6 páginas
A presente obra divide-se basicamente em duas partes. Na primeira faz-seuma abordagem ao desenvolvimento mental da criança durante os quatro estágios sendo o primeiro sensório motor (recém-nascido e lactente), pré-operatório (A primeira infância: de dois a sete anos),operações concretas (A infância de sete a doze anos) e as operações formais (adolescência). A princípio o desenvolvimento intelectual ou psíquico tem seu inicio a partir do nascimento findando-se na vidaadulta, sendo que este assim como o crescimento orgânico também desenvolve durante a vida até que atinja um nível estável alcançando sua maturidade, enquanto este desenvolvimento está em curso acontecede forma dinâmica uma passagem contínua de um estágio menor para um superior e isto acontece por meio da assimilação de acomodação de novas experiências, sendo que cada estágio difere-se do anteriorpelas novas construções cognitivas. Estas passagens de um estágio para o outro, ocorre por meio de novas necessidades que vão surgindo decorrente do crescimento, de uma forma geral se podem sintetizarestas necessidades em: 1° incorporar o mundo exterior as novas estruturas do sujeito, 2° acomodar as transformações ocorridas aos objetos externos; desta forma, o desenvolvimento mental se apitara deforma progressiva cada vez mais precisa à realidade.
C. A intuição
A intuição é a lógica da primeira infância. A criança de quatro a sete anos não sabe definir os conceitos que emprega e se limita a designar os objetos correspondentes ou a definir pelo uso ("é para...") sob a dupla influência do finalismo e da dificuldade de justificação. A criança desta idade não possui ainda um domínio verbal acentuado, como já o possui na ação e manipulação. Piaget distingue dois casos: o da inteligência propriamente prática e o do pensamento tendendo ao conhecimento no campo experimental.
A "inteligência prática" que desempenha um importante papel entre dois e sete anos, prolongando, de um lado, a inteligência