Análise sobre a resolução de problemas em livro didático no ensino de Física
Trabalho de Prática de Ensino IV
Análise sobre a resolução de problemas em livro didático no ensino de Física
Aluno
Rodrigo P. Mendes
RA 22760
2014
INTRODUÇÃO
Realizamos leitura do artigo “SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA FÍSICA” de Luiz O.Q. Peduzzi, da Universidade Federal de Santa Catarina, onde versa sobre o papel do professor como mediador do ensino e aprendizagem, utilizando o recurso de exercícios e solução de problemas, para obtenção de conceitos físicos pelo aprendiz.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E EXERCÍCIOS PARA O ENSINO DE FÍSICA
O autor tipifica solução de problema como um processo que requer reflexão e tomada de decisões sobre uma determinada seqüência de passos ou etapas a seguir. Essa solução de um problema não é automática, mas detém a necessidade de interesse e pesquisa pelo solucionador.
Há entendimento que solução de exercício constitui uma situação ou tarefa com que o indivíduo se depara, mas que inverso do problema, ele já é conhecido, não exigindo nenhum conhecimento ou habilidade nova, podendo, por isso mesmo, ser superadas por meios ou caminhos habituais de rotinas automatizadas.
O autor conclui que na escola, muitas situações que emergem inicialmente como problema para um indivíduo se transformam, para ele próprio, em exercícios de aplicação da teoria, à medida que adquire e desenvolve novos conhecimentos e habilidades. Que o uso de exercícios no ensino pode parecer enfadonho ao aluno, porém é através deles que o estudante desenvolve e consolida habilidades.
O artigo apresenta as estratégias de solução de problemas:
1) G.Wallas, descritas no livro “A arte do pensamento”, de 1926;
2) G.Polya, no livro A arte de resolver problemas, de 1945;
3) Modelo de Kramers-Pals e Pilot, artigo de 1988;
O artigo faz menção que os enunciados deveriam ser semi-abertos ou abertos, ou seja, os problemas apresentados no ensino não poderiam constituir uma fonte