Segurança Internacional
CONFLITO NA SÍRIA
Professor: João Ricardo
Aluno: Luiz Alberto R. de Medeiros
Matrícula: 13292908
Turno: Noite
Partimos do ponto de alguns temas já foram confirmados, tais como uso de armas químicas(houve a confirmação recentemente) e que os EUA pretende realizar uma intervenção, independente do aval da ONU(Conselho de Segurança).
Segue abaixo uma entrevista bem interessante que achei na internet, onde são abordados alguns temas relevantes, porém pecou por não falar em outros como por exemplo a divergência de notícias(a todo momento surgem novas ‘provas’ contra Assad ou contra os ‘rebeldes’), não se fala sobre uma possibilidade de apoio da parte ocidental, apenas é comentado o apoio Russo e Chinês no cenário atual e também não se falou de países com uma certa relevância(ao menos a nível de imprensa internacional) como a França.
O artigo entrou muito em questões religiosas, que até existem, porém acredito que os impactos maiores e causadores estão longe de serem esses.
O interesse econômico também é de grande peso para o apoio Russo, uma vez que atualmente possui a maior reserva de Gás regional, e acaba por ser o maior fornecedor(na verdade ‘único’) por toda Europa, e a Síria está geograficamente em ponto muito estratégico para que funcione bem este fornecimento sem maiores conflitos ou competitividade.
Me chamou atenção o capítulo VII da carta da ONU, nos seus artigos 41º e 42º, onde falam sobre medidas de ‘correção’ para se tornarem efetivas as decisões do Conselho de Segurança, e caso não sejam efetivas ou sem eficácia, é ‘autorizado’ por meio de força aérea, navios ou terrestres a ação que julgar necessária para restabelecer a paz e segurança internacional.
Entrevista (fonte: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/513393-siria-e-a-nova-geopolitica-do-oriente-medio-entrevista-especial-com-khaled-fouad-allam)
Síria e a nova geopolítica do Oriente Médio. Entrevista especial