Os conceitos de segurança internacional e de defesa
Todos os países no mundo deveriam se integrar com outros países, buscando interesses em comum para que possam ter uma relação harmoniosa e de proteção de interesses, e consequente o aumento de oportunidade de desenvolvimento para os países envolvidos. Em um mundo globalizado como o nosso e altamente competitivo internacionalmente o isolamento seria uma opção inviável, pois apenas a escala nacional não seria suficiente para competir com os outros países.
A Política externa é um eixo de grande interesse do Brasil para buscar recursos que podem ser utilizados pelo país o ajudando a crescer. Esses recursos podem ser políticos, econômicos ou tecnológicos.
Esses interesses consistem na entrada do país na tomada de decisões internacionais, como o comércio internacional, a questão ambiental, militar e também a segurança internacional, que são medidas tomadas por um pequeno grupo de países influentes, organizações internacionais e nações para garantir a segurança e a sobrevivência de todos. Pode incluir tanto ações militares quanto reuniões e tratados diplomáticos.
Já a defesa nacional é o conjunto de estratégias e ações para atingir ou garantir o Estado de Segurança Nacional. Que se divide em dois componentes:
- Defesa Militar: Que seria a defesa contra ataques vindos de países do exterior; e
- Defesa Civil: Que é mais amplo, envolvendo desde a segurança interna e proteção civil, até a defesa da cultura e economia do país.
Já faz alguns anos que o conceito de Segurança Internacional tem prevalecido o conceito de Defesa Nacional, nos temas de planejamento estratégico, como consequência podemos observar que há um desiquilíbrio das capacidades militares de combate.
Na questão de defesa, o Brasil se manteve neutro e está no centro das atenções do mercado mundial de Defesa, já dizia o professor Jacques Marcovitch, "O Brasil sempre defendeu