Segurança Internacional
RGM: 121430-6 Turma: Segurança Internacional - 2252
Por que a segurança coletiva é um tema tão relevante na sociedade internacional atual? Qual é a relação entre segurança coletiva e a preservação ambiental e energética?
R: A segurança é uma questão de suma importância para qualquer estado, desde os tempos antigos, pois ao se manter seguro, o estado evita que outro estado o ataque, mantendo assim sua soberania estatal. Na Europa medieval, os estados viviam em constante conflito e isso gerava uma insegurança externa muito grande, esses conflitos eram evitados ou encerrados a partir de tratados, esses tratados foram às primeiras formas de se fazer diplomacia entre o Estado e seu vizinho, com o passar do tempo, o tema segurança ainda continua importante, pois cada estado visa manter sua soberania e zelar pela paz e segurança de sua sociedade interna. O conceito de segurança tem duas diretrizes, a segurança interna e a externa. Na segurança interna o Estado deve zelar pelo bem dos indivíduos, já que o Estado é quem possui a legitimidade do uso de métodos coercitivos, sendo assim, cabe ao Estado acabar com qualquer revolta ou conspiração que ocorra internamente. A Segurança Externa, conhecida também como Defesa Nacional, que defende o Estado dos entes internacionais que ameaçam o interesse do Estado, como a economia, a cultura, os costumes, dentre outros. Quando se fala de segurança estatal, não se trata apenas de problemas bélicos, pois o tema segurança é muito amplo e acaba abrangendo outros campos das relações internacionais, como a questão da preservação ambiental, a segurança energética, dentre outros.
Temas como Segurança Energética e Meio ambiente são considerados novos nas relações internacionais, pois foi no século XXI que os Estados notaram que são bens escassos e que devem ser preservados. Esses novos temas são fundamentais quando se trata de segurança, pois o mal que virá se não for feito algo a