Segurança e conflitos internacionais
O tema apresentado é amplo e com vários métodos de estudos, mas para uma boa compreensão do mesmo é essencial entender como se dão os conflitos e quais são os tipos de conflitos e após este esclarecimento, discutir sobre a segurança internacional, pois ela e a base para manter um mundo livre de guerra e com a finalidade de se ter a paz.
Em que desrespeito a origem dos conflitos, dois grandes filósofos fundamentados a natureza mal do homem devem ser citados sendo Thomas Hobbes, contratualista que apresenta uma ideia geral na questão de conflitos. Para Hobbes a natureza é a causa dos conflitos tanto entre seres humanos, quanto entre Estados, a ação humana e os conflitos dela derivados, estão no fundamento da origem das guerras e sua compreensão é a base para que se possa encontrar os meios necessários à paz. E o outro sendo John Locke, contratualista que afirma que o direito natural, ou seja, a lei da natureza, que é a lei da razão ou ainda, o que dita o bom senso de cada indivíduo, seria instrumento plenamente eficaz para manter a paz, caso não houvesse, dentre os seres humanos, aqueles, que o ignoram, agindo como se fossem animais.
Os conflitos internacionais ocorrem dês de que existe mundo e nele os grupos com os mais diversos interesses, deste modo esses conflitos ocorrem e acompanham já há muitos séculos a humanidade, deixando um rastro de destruição e morte. A I Guerra Mundial, marcada pelo terror, onde envolveram muitas nações em um único conflito, deparados pela falta de humanidade foi um dos mais importantes. Esta por sinal antecedeu nada mais do que a II Guerra Mundial, que por sua vez, essa se deparou em estado de guerra total, mobilizou mais de 100 milhões de militares, e causou a morte de, aproximadamente, setenta milhões de pessoas (cerca de 2% da população mundial da época), a maioria das quais civis. Foi o maior e mais sangrento conflito de toda a história da Humanidade.
Mas adiante vamos entender os conflitos o