Segundo Machado
É de fundamental importância, determinar as correntes de curto-circuito de sistemas elétricos para se fazer um projeto de sistema de proteção ( LÁZARO,2009).
Impedância = Grandeza elétrica medida em ohms que é a relação entre voltagem e a corrente elétrica quando essas grandezas são expressas por números complexos. É representada pela letra Z.
Descarga elétrica, também conhecida como raio, é um fenômeno natural que ocorre as entre nuvens e a terra ou somente entre as nuvens (FILHO, 2012). Quando o raio chega a cair na terra causa muitos danos, como a interrupção na distribuição de energia, causando assim estragos em eletrodomésticos e também causar a morte de pessoas.
Buscando amenizar esses riscos, são utilizados os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). (NBR 5419: 2001). Quando instalados corretamente protege a estrutura e o seu interior. (COTRIM, 2009).
Entre os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, podemos citar os mais usados e citados em fontes de pesquisas que são: Haste de Franklin, Gaiola de Faraday e um dos mais novos sistemas que é o para-raio estrutural.
A instalação do SPDA é regulamentada pela Norma Brasileira (NBR) 5419 / 2001 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
MACHADO, Mariana. Implementação computacional de curto-circuito entre diferentes pontos do sistema