História e crônica em machado de assis
Graduanda pelo Instituto de História e bolsista do Programa Institucional de Incentivo á Docência PIBID da Universidade Federal de Uberlândia.
Email: saluafr@hotmail.com
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar a relação que alguns autores estabelecem entre História e crônica. Para tal, esses autores fazem uso de crônicas de Machado de Assis, buscando significações entre o autor fictício e o real. Alguns dos trabalhos aqui analisados mostram o papel da crônica no século XIX e como essa acompanhou as transformações ocorridas no Brasil àquela época. Há a análise da dificuldade em se interpretar as crônicas de Machado de Assis, já que essas trazem consigo a experiência da indeterminação do tempo e da história vivida.
Palavras-chave: crônica, história, política, Machado de Assis.
Introdução O objetivo desse artigo é fazer uma discussão bibliográfica. Para a realização dessa tarefa, busquei vários autores que analisam as séries de crônicas de Machado de Assis e que parte de diferentes perspectivas. Alguns autores atribuem o conteúdo político, econômico e social das crônicas ao próprio Machado de Assis, outros acreditam que as opiniões defendidas na série de crônicas são de personagens fictícios. O objetivo desse artigo é mostrar como esses autores desenvolvem esses argumentos para discutir as séries de crônicas de Machado de Assis.
Comentários da Semana A série de crônicas “Comentários da Semana” foi analisada no artigo publicado na Revista Brasileira, em 2008, intitulado “Narradores do ocaso da Monarquia”, pelos autores Jefferson Cano, Sidney Chalhoub, Leonardo Pereira e Ana Flávia C. Ramos. Esses autores se apropriam da série e apresentam uma discussão, referente aos problemas de interpretação nas crônicas Machadianas oitocentistas. Essas trazem consigo a experiência