as faces da cultura
Toda cultura tem um aspecto material e outro não material, que estão interligados havendo uma interdependência entre eles.
Cultura material
A cultura material trata da finalidade ou sentido que os objetos têm para um povo e sua identidade numa cultura e na sociedade. O que é material (físico), objeto ou artefato é entendido pelos seres humanos como um legado, algo é para ser apreendido, usado e preservado, algo que ensina a reproduzir o mesmo objeto ou a guardar a sua memória, a partir dessa ideia surgem os objetos manufaturados de carácter artesanal e os que são produzidos num ambiente tecnologicamente mais avançado, na maquino fatura. Numa definição mais simples, a cultura material pode ser entendida como o conjunto de artefatos criados pelo homem, combinando matérias-primas e tecnologia. Nos museus por exemplo podemos ver através das suas coleções o homem e a sociedade que são o verdadeiro objeto da cultura material. Elas representam, deste modo, a expressão material das relações humanas. A compreensão desta parte da cultura pode apresentada em três dimensões, uma espacial ou topológica, ou seja, o lugar, as transformações e onde se veem os seus resultados, outra cronológica ou histórica que abrange processo evolutivo das transformações e sua manifestação e a ultima, a antropológica mostrando as relações humanas e psicossociais que enformam a produção dos objetos ou artefatos de que o homem se serve, como tecidos,utensílios, ferramentas, adornos, meios de transporte, moradias, armas, entre outros.
A cultura não material
A cultura não-material se trata de todos os aspectos não-materiais das culturas e sociedade, indo totalmente ao contrario do que a cultura material faz, onde o conhecimento é transmitido na prática, na forma oral ou por meio de gestos, de geração para geração, como por exemplo: regras morais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, valores entre outros. A