serviço social
Influenciados pelas definições conceituais acima e busca como referência o contexto histórico, vimos no século XVI e XVIII uma época moderna, nasceu um novo ocidente, porém trazendo consigo raízes do passado vivenciados na Idade Média da qual colhemos frutos até hoje, em pleno século XXI.
A cultura renascentista, a Revolução Científica e o Iluminismo são os grandes marcos para essa transição vivido entre as épocas.
O pensamento moderno fundou uma nova forma de encarar o mundo, porém sabemos o quanto ainda temos da reforma, contra-reforma, influência da igreja no contexto social.
A história , as várias concepções educacionais reveladas nestes períodos, como por exemplo Martin Lutero, a catequisação dos índios, os primeiros movimentos em prol da educação, embora ainda não sistematizada, foram cruciais para as grandes discussões e pensamentos abordados até hoje.
As novas idéias filosóficas da França, enfim todos os contextos históricos vivenciados servem para potencializar os estudos e juntos buscarmos reflexões que sirvam de base para pensamentos e estudos futuros, seriam as nossas utopias com base na visão moderna tendo como parâmetro realocar a tradição para os tempos modernos.