sintese reflexiva "As tranças de Bintou
O trabalho é uma síntese reflexiva entre o livro “ As Tranças de Bintou” e o texto “ Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. No livro temos a história de uma menina chamada Bintou, ela queria ter tranças, mas usava apenas quatro birotes na cabeça, após sua avó explicar o porque dos birotes Bintou percebe que esses fazem parte de sua tradição local, sua avó com muito amor coloca fitas coloridas em seus birotes deixando a menina mais feliz e conformada.
Nesse trabalho estão expostas as diferenças das culturas, dos povos, costumes. Mostram também como o professor deve atuar na sala de aula, vivenciando com inteligências diferentes, fazendo com que todos os alunos aprendam de maneira fácil, prazerosa, criativa e que explorem suas habilidades, dessa maneira os educando devem desenvolver uma relação eficaz.
Ao final temos quatro atividades, uma na área da Natureza e Sociedade, outra em Artes e Música, Alfabetização e Matemática.
1. SÍNTESE REFLEXIVA
Escrito por Sylviane A. Diouf as tranças de Bintou é um conto africano, onde uma criança que usava birotes sonhava em ter tranças compridas e belas. Bintou admirava as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e questionava as pessoas e animais quando ela iria crescer para usar tranças também. A menina ficava muito triste com sua realidade, ela queria sentir seus cabelos, suas tranças e não se conformava com seus birotes, sua avó com muita paciência e amor conta-lhe uma história explicando o porquê as crianças não usavam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento Bintou fica mais conformada, ainda sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes novamente e enfeita-os com fitas coloridas. A menina então se realiza, pois se sente orgulhosa em ter birotes e tão coloridos como os pássaros. A