Segmentação comportamental
Na segmentação comportamental, os compradores são divididos em grupos com base em seus conhecimentos de um produto, em sua atitude com relação a ele, no uso dele ou na resposta a ele. As variáveis comportamentais como ocasiões, benefícios, status do usuário, índice de utilização, status de fidelidade, estágio de prontidão e atitudes em relação ao produto, são citadas como melhor ponto de partida para se conseguir segmentos de mercado.
Ocasiões. Os compradores podem ser identificados de acordo com a ocasião em que sentem necessidade, adquirem um produto ou o utilizam. Por exemplo, as viagens aéreas são feitas em ocasiões relacionadas a negócios, férias ou a questões familiares.
Uma empresa pode observar que eventos importantes na vida são sempre acompanhados por certas necessidades.
Benefícios. Os compradores podem ser classificados de acordo com os benefícios que procuram. Cada grupo que procura por um benefício tem características demográficas, comportamentais e psicográficas específicas. Por exemplo, o grupo que procura proteção contra as cáries possui família numerosa, é usuário de grande quantidade de creme dental e é conservador.
Status do usuário. Os mercados podem ser segmentados em não-usuários , ex-usuários, usuários potenciais, usuários iniciantes e usuários regulares de um produto.
Índice de utilização. os mercados podem ser segmentados por light-users, medium-users e heavy-users. Os heavy-users representam umas porcentagem pequena do mercado, mas são responsáveis por uma alta porcentagem total de consumo. Os profissionais de marketing preferem atrair um heavy-user em vez de vários light-users, e seus esforços promocionais variam de acordo com o cliente.
Status de fidelidade. Os consumidores tem grau de fidelidade variados em relação a marcas específicas, lojas e outras organizações. Estes podem ser divididos em grupos de acordo com o status de fidelidade a marca:
Fiéis com vistos: consumidores que compram sempre a