Aaaa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET Curso de Engenharia de Produção Mecânica
Planejamento Estratégico
Prof. MSc. Alcilene Moreira
Eron Lopes Dayell Andrade Fernando Valente Igor Augusto Moisés Corrêa Rômulo Serrão
ITACOATIARA – AM 2013
Origem em Berkeley e MIT em 1962 ALFRED D. CHANDLER
PHILIP SELZNICK
Escola de Design - Planejamento Estratégico 2
SWOT
Strenghts Weaknesses Opportunities Threats
Escola de Design - Planejamento Estratégico
3
NA CONQUISTA DO OBJETIVO
Ajuda
Interna (organização)
Atrapalha
OPORTUNIDADES
S W O T
FORÇAS FRAQUEZAS AMEAÇAS
Escola de Design - Planejamento Estratégico 4
ORIGEM DO FATOR
Externa (ambiente)
FCS’s
Fatores-chave de Sucesso
São condições julgadas necessárias para que uma empresa tenha sucesso em determinado ramo de negócios; Desempenho no mínimo; Razões que determinam a liderança destas empresas no mercado; A experiência indica que o número dos FCS’s definido para uma empresa deve ser reduzido; A identificação dos FCS’s facilita e cria foco na seqüência da fase analítica do processo de Planejamento Estratégico (análise de variáveis ambientais críticas de natureza externa e interna ao empreendimento).
Escola de Design - Planejamento Estratégico 5
DESIGN
Modelo da Escola
Outros fatores são considerados importantes na criação de estratégia. Um deles são Os valores diretos: as crenças e preferências daqueles que conduzem formalmente a organização; As responsabilidades sociais: a cultura da sociedade onde está situada a organização, pelo menos como é percebida pelos dirigentes da organização. Quando as estratégias já estão determinadas, o próximo passo do modelo é avaliálas e eleger a melhor delas. Em outras palavras, supõe-se que já tenham sido listadas as várias possibilidades que deverão ser consideradas, de modo que se possa selecionar uma.
Escola de Design - Planejamento Estratégico
6
A