A adoção de tecnologia da informação por micro e pequenas empresas
1 PROBLEMA
A falta de planejamento das micro e pequenas empresas ao adotarem TI, que, muitas vezes investem alto em tecnologia sem planejar e não obtêm o resultado esperado.
2 JUSTIFICATIVA
O projeto tem importância, pois, permitirá que empresas avaliem melhor suas necessidades antes de investirem em tecnologia da informação, podendo evitar um alto investimento sem necessidade, ou pouco investimento, que pode afetar no bom desempenho das atividades da empresa.
3 HIPÓTESE
Desenvolver uma metodologia de análise de requisitos para os gestores planejarem a adoção de tecnologia em suas empresas.
4 INTRODUÇÃO
Grande quantidade de empresas, de diversos setores da economia, têm investido grandes quantias em tecnologia de informação nos últimos anos. Diversas estimativas mostram o grande percentual destinado pelas organizações à área de TI, e nota-se que quanto mais a organização se torna dependente destas tecnologias, maior é o orçamento destinado a essa área.
Em alguns casos, a TI é vista como um mal que é necessário concorda-se em tê-la, mas busca-se minimizar cada vez mais o transtorno de aumentar o seu total de recursos investidos. Muitas vezes, investir em TI torna-se uma obrigação para muitas empresas, pelo fato de a concorrência, em geral, tem investido bastante nessa área, não havendo muita escolha para se decidir por fazer, ou não, determinado investimento. Com isso investir em TI tem resultado em muitos investimentos realizados sem planejamento algum, o que tem custado caro a muitas organizações. Muitos empresários veem seus concorrentes implantando tecnologia e acabam fazendo o mesmo, por medo de ficarem para trás ou ultrapassados demais. Isso resulta num grande desperdício, pela ausência de