Segmento comportamental
É interessante considerar que as pessoas são diferentes e pensam diferentemente no que diz respeito na sua forma de comprar e aos produtos e serviços que costumam adquirir.
Segmentação de mercado é uma parte do mercado com características semelhantes entre si.
Duas características importantes dos mercados modernos são a extensão na qual eles são capazes de serem segmentados (por causa das diferenças entre clientes e suas exigências para serem tratados como indivíduos) e a existência de tecnologias de comunicação, distribuição e produção vastamente superiores, as quais permitem a busca de estratégias segmentadas. Em alguns casos, isso leva a uma microssegmentação ou ‘’marketing one-to-one’’, no qual cada cliente é tratado como um segmento diferente.
Quando existem diferenças nas necessidades ou desejos de consumidores, ou em suas atitudes e predisposições quanto às ofertas de mercado, como por exemplo, subdividir um mercado maior em grupos maiores (segmentos) os quais fornecem mercados- alvo.
A história do pensamento sobre segmentação pode ser traçada por Wendell Smith (1956), o qual fez uma distinção entre estratégias de diferenciação de produtos (aplicando técnicas promocionais para influenciar demanda a favor do produto) e segmentação de mercado (ajustando ofertas de mercado em diversas maneiras para satisfazer mais precisamente as exigências de clientes diferentes). Baker (1992) reconhece isso como à primeira declaração coerente de uma visão distinta de marketing de estrutura de mercado, representando um compromisso entre uma visão de mercado de um economista como entidades únicas, e o foco de cientistas comportamentais em diferenças de compradores individuais. Visto desse ângulo, segmentação é uma extensão lógica do conceito de marketing e orientação de mercado.
QUESTÕES IMPORTANTES NA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
➢ A metodologia da segmentação de mercado.
➢ O critério para testar segmentos como mercados-alvo robustos.