secretaria de assistência social
Reduzindo custos preservando o meio ambiente.
INTRODUÇÃO:
Os plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, uma substância derivada do petróleo de alta massa molar, que consiste em moléculas caracterizadas pela repetição de um ou mais tipos de monômeros, não são renováveis, feito de uma resina chamada Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) e são produzidos através de um processo químico chamado polimerização.
Desta forma, vários procedimentos podem ser tomados por pessoas, governos e empresas para não prejudicar a fauna, a flora e os recursos naturais disponíveis em nosso planeta. Só assim, garantiremos um desenvolvimento, que é de extrema importância para a sociedade, porém garantindo as condições ambientais favoráveis para as futuras gerações.
Sua produção é ambientalmente nociva principalmente pelo elevado número de copos plásticos produzidos ao ano (cerca de 150t por pessoa) e por não ser biodegradável os copos descartáveis pode causar grandes danos ao meio ambiente. Este é um material difícil de compactar e gera um grande volume de lixo onde passa a ocupar muito espaço no meio ambiente dificultando assim a decomposição de outros materiais orgânicos. É resistente aos fungos e as bactérias e por este motivo tem uma degradação muito lenta. Quando colocado em contato direto com o meio ambiente demora aproximadamente 100 mil anos para se decompor, a partir daí os problemas em descartar o plástico começam a surgir.
O destino desordenado do plástico causa sérios problemas ao meio ambiente. Além de poluir o solo e a água existe outro problema causado pelo plástico no meio ambiente, quando jogados no mar, representa perigo principalmente para os animais marinhos, estes animais não conseguem diferenciar esse tipo material de seu alimento natural e acabam ingerindo o plástico pensando ser algas ou água vivas.
JUSTIFICATIVA:
Devido o grande desperdício de materiais nos ambientes de trabalho, em especial os