Secretarias de assistencia sociais
Pesquisa sobre secretarias na area social.
Secretaria Nacional de Assistencia Social(SNAS), responsavel pela gestão da politica nacional de assistencia social. busca consolidar o direito a assistencia social em todo territorio nacional.
A secretaria dedica-se na implantação do sistema unico de assistencia social(SUAS), ferramenta que garante a descentralização das ações e da agilidade ao repasse de verbas do governo federal para os estados e municipios. a SNAS realiza tambem a gestão do fundo nacional de assistencia social FNAS, que oferece recursos a financiamentospara serviços, programas e projetois de assistencia social em todo territorio. As atividades do SNAS são regidas pela Lei Organica da Assiostencia social LOAS, busca garantir o atendimento as necessidades basicas da população por meio de iniciativas baseadas em cidadania e inclusão social. Desdobramento do PNAS
CRAS - centro de referencia de assistencia social, com função de gestora territorial da rede de assistencia social basica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
Seu principal serviço é de proteção e atendimento integral a afamilia (PAIF), consciste em previnir a ruptura de vinculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e melhorias de vida, sendo atendimento de medio ou alta complexidade.
Segundo o site do ministerio do desenvolvimento social consta de 7.669 unidades de atendimento em todo Brasil. CREAS - centro de referencia especializada de assistencia social, tem abrangencia em municipios, territorios e ou regional composto de um conjunto de municipios Seu atendimento direciona a integrar a pessoa a sociedade, contemplando familias em extrema pobreza com acompanhamento e construção de um espaço de acolhimento e escuta qualificada, fortalecendo vinculos familiares e comunitarios, assim, garantindo o acesso aos direito sociais