Os sólidos platónicos
A Historia:
Grandes Filósofos e Matemáticos dedicaram a sua vida ao estudo da geometria. Platão foi o primeiro matemático a demonstrar que existe apenas cinco poliedros regulares e Kepler, é que vai descobrir o primeiro poliedro regular côncavo, que é o dodecaedro estrelado, de faces regulares que resulta dos prolongamentos das faces do dodecaedro.
O que são?
Sólidos Platónicos são poliedros convexos cujas faces são polígonos regulares, polígonos com os lados e ângulos todos iguais, e que têm o mesmo número de faces que se encontram em cada vértice.
Quantos são?
São cinco:
Significados:
Tetraedro-Elemento fogo; Icosaedro-Elemento Água;
Cubo-Elemento Terra; Dodecaedro-Universo;
Octaedro-Elemento Ar; Bernardo Sousa nº1 6ºD
Como são feitos:
Cubo: Único poliedro regular com faces quadrangulares. O cubo tem 6 faces, pelo que também se pode chamar de hexaedro (hesa significa seis em grego). Este sólido representa a terra, porque Platão acreditava e afirmava que os átomos de terra seriam cubos, os quais permitiam ser colocados perfeitamente lado a lado, conferindo-lhes solidez. Tetraedro: Sólido formado por 4 faces, triângulos equiláteros, e em cada vértice concorre 3 faces. O prefixo tetra deriva do grego e significa quatro (quatro faces). Este sólido representa o fogo, porque segundo Platão o átomo do fogo teria a forma de um poliedro com 4 lados (tetraedro).
Dodecaedro: O dodecaedro o único poliedro regular cujas faces os pentágonos regulares. É formado por 12 faces, pentágonos regulares, e em cada vértice concorrem 3 faces. O prefixo dodeca significa doze em grego. Este sólido representa o universo, porque para Platão o cosmos seria constituído por átomos com a forma de dodecaedros.
Icosaedro: Neste poliedro os cinco os triângulos equiláteros que se encontram em cada vértice,