Sólidos Platónicos
INFERNO
Gil Vicente
Professora Paula Sobral
Classificação do Auto da Barca do Inferno
Auto da Barca do Inferno
↓
Auto da Moralidade
↓
Espelho da sociedade do séc. XVI
↓
Lema de Gil Vicente “ Ridendo castigat mores”
↓
Gil Vicente pretendia moralizar os espetadores para os vícios da sociedade da época, mostrar que a sociedade estava decadente, atravessava uma crise de valores.
Conclusão:
O que devo saber?
Gil Vicente aplicou o velho lema latino , a máxima “ ridendo castigat mores”( a rir a rir se dizem as verdades e se corrigem os costumes).
Gil Vicente fez desfilar, perante o juízo final, o Anjo e o
Diabo, um grupo de personagens com o objetivo de pôr a nu os vícios da sociedade do séc. XVI e a sua degradação. Conclusão:
Para isso, fez desfilar um grupo de personagens, todas elas pertencentes a estratos sociais diferentes, indo do mais humilde( Parvo) às mais importantes ( Fidalgo,
Frade …).
A nobreza é representada pelo Fidalgo, onde se satiriza a ostentação de grandeza, a soberba presunção e o desprezo pelos mais humildes.
O clero é representado pelo Frade, onde se critica a vida de libertinagem, mundana e de corrupção moral desta classe.
Conclusão:
A magistratura é representada pelo Corregedor e
Procurador, onde se critica a corrupção e a parcialidade da justiça.
A burguesia comercial é representada pelo Onzeneiro , que usufrui de largos juros arrancados aos necessitados; pelo Sapateiro, que explora o povo com o seu comércio; pela Alcoviteira, que ganha a vida explorando as moças inocentes. O povo é representado pelo Enforcado, que revela ignorância, pelo Judeu, que ninguém o quer.
Conclusão:
Os Cavaleiros, representantes da Fé, terão, como destino final, o Paraíso, porque morreram lutando e espalhando a fé cristã.
Nota: As personagens figurantes(pajem, moça que acompanha o Frade, moças que acompanham a
Alcoviteira) funcionam como meros apêndices dos poderosos, sem voz e