Secagem e liofilização
Como a secagem implica na remoção da agua por evaporação ou sublimação, exige-se o fornecimento de calor, sob condições controladas, o qual é obtido pelo aquecimento de um gás inerte ou do at à pressão atmosférica ou vácuo.
A secagem serve para reduzir o custo de transporte e distribuição por causa da redução de volume e peso, para evitar corrosão e para a preservação pois diminui a disponibilidade de água para as reações enzimáticas e crescimento do microorganismos e consequentemente aumenta a vida de prateleira do produto.
O principio de secagem é que quando um material é exposto ao ar a uma dada temperatura e umidade,ganhará ou perderá agua até atingir uma situação de equilíbrio, no qual ocorrerão novas trocas.
Os fatores externos que afetam a secagem é o tipo de solido, o tamanho do solido, a agitação, o contato com a superfície aquecida, a velocidade do ar, a umidade do ar, a temperatura máxima aplicável e a forma de transmissão de calor.
Existem alguns cuidados que devem ser tomados no processo de secagem pois em muitos casos a secagem é uma das ultimas operações de um processo, e quando é realizada deve-se evitar a danificação do produto, a contaminação (no caso de produtos farmacêuticos), a contração, a fissuração e a perda de sabor.
TIPOS DE SECADORES
Secador de bandeja (câmara)
É o tipo de secador mais utilizado por ser um equipamento relativamente simples pois consiste de uma câmara onde o material a ser seco é colocado em bandejas ou tabuleiros. Através das bandejas circula-se ar aquecido em temperaturas adequadas. As bandejas que estão próximas da entrada de ar o material seca mais rápido.
As bandejas podem ter o fundo inteiriço com o ar circulando entre o topo de uma e o fundo de outra ou podem o fundo tipo tela com