Liofilização
São vários os métodos utilizados para a conservação dos alimentos. Podemos dizer que desde os tempos mais remotos o homem sempre se preocupou com a escassez de alimentos, ocasionado por variações climáticas, mudanças nas estações do ano, como transportar alimentos etc. Carlos de faria, da revista indústria da alimentação. “a humanidade chegou ate aqui devido ao processamento de alimentos. A primeira necessidade do homem foi a de se alimentar e por isso procurou meios de prolongar a vida útil dos alimentos”. A tecnologia de alimentos veio corroborar com o aperfeiçoamento de muitas técnicas utilizadas no processamento da indústria alimentícia. A primeira experiência com o método de liofilização data de 1905. Atualmente é considerada um dos métodos mais modernos e eficientes para desidratar e conservar alimentos. Uma pesquisa sobre a desidratação será citada para comparar diferentes métodos de conservação e uma detalhada descrição do processo de liofilização.
2. Definição:
Método de desidratação que faz usa da sublimação para a retirada da água sem comprometer a integridade da membrana celular.
A liofilização remove a água e outros solventes do produto congelado pelo processo de sublimação.
A sublimação ocorre quando a água no estado sólido é convertida diretamente em vapor de água, sem passar pelo estado líquido.
a liofilização só pode ocorrer quando a temperatura e a pressão parcial do vapor da água forem inferiores às do ponto triplo da água (610 Pa à temperatura de 0,01 ºC, para a água pura)
Utilizado na indústria de alimentos para desidratar produtos perecíveis; envolve dois métodos de conservação, o congelamento e a desidratação. Para que o produto seja liofilizado, ele deve sofrer um congelamento rápido, geralmente abaixo de -30°C, desta forma a água contida no interior das células formam pequenos cristais, reduzindo os danos histológicos. Em seguida o produto é submetido a uma pressão negativa ( vácuo), fazendo com que