secagem de uva
Camilla Elécio Lemos; Fernanda de Paula Oliveira; Joice Yoko D’Alessandro Idehara; Larissa Lima Viana; Lucas Boanerges; Marina Bruno Carvalho; Nayara Dantas Ferreira; Thaís da Cunha Trigueiro.
Maria Elena Walter (Orientadora)
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
1tig5tig@hotmail.com; 2melenawalter@gmail.com;
Resumo: A industrialização da uva é amplamente utilizada para o processamento de diferentes produtos, dentre eles, vinhos, sucos, geléias, compotas e passas, além da sua aplicação em outras áreas. A grande maioria dos alimentos sofre deterioração com muita facilidade. Diante desse problema, surgiram algumas técnicas de conservação dos alimentos, dentre os quais, a secagem, que é uma das mais utilizadas. Os alimentos submetidos à secagem, além de apresentarem melhor conservação e maior facilidade de armazenamento, também concentram maior quantidade de nutrientes devido à evaporação da água. O presente trabalho teve como objetivo desidratar e avaliar as características físico-químicas, teor de sólidos solúveis, pH, acidez, e umidade da uva Niágara. Verificou-se que a perda de massa do fruto no início do processo é mais rápida, podendo apresentar uma perda de até 20 gramas, em um período de 30 minutos. Após 11 horas de secagem, a perda de massa foi bem pequena e quase constante. A secagem completa da fruta Niágara demanda 15 horas, à 65ºC, em estufa de corrente de ar contínuo. O processo de secagem da uva Niágara foi obtido com sucesso transformando a fruta in natura em passas. Concluiu-se que o fruto utilizado enquadrava-se dentro dos padrões estipulados. A uva desidratada manteve suas propriedades durante o processo, garantindo um produto saudável sem alterações no sabor, na cor e na textura.
Palavras-chave: Uva, Secagem, Uva Passa, Niágara.
Abstract: The industrialization of grape is widely used for processing of different products, including, wine, juices, jams,