Processo de Fabricação do Vidro
Este processo é utilizado para a produção de garrafas.
1. Carregamento: a gota de vidro chega dentro do pré-molde para iniciar a conformação. Nesta fase o gargalo é quase completamente formado.
2. Compressão: o ar comprimido é injetado dentro do pré-molde e com isso o gargalo é formado completamente e fica garantido a sua integridade dimensional.
3. Assopro do Parison: mais uma injeção de ar comprimido, que obriga a massa de vidro a ocupar o espaço do pré-molde, formando o parison (pré-formato).
4. Transferência: o parison é transferido do pré-molde para o molde, preso pelo gargalo. Ali será feita a conformação final.
5. Assopro Final: uma injeção de ar comprimido no parison, que está no molde, faz com que ele tome o seu formato final.
6. Extração: depois do assopro final e da abertura da forma, um delicado sistema de garras pega o material finalizado pelo gargalo colocando-o em uma placa de ventilação para resfriamento. E pronto! Mais uma embalagem da Verallia produzida com total qualidade.
PROCESSO PRENSADO-SOPRADO BOCA LARGA
Este processo é utilizado para a produção de potes.
1. Carregamento: a gota de vidro chega ao pré-molde e é depositada sobre um pino de prensagem.
2. Prensagem: a gota de vidro é prensada de baixo para cima e o vidro é forçado a escoar entre o pino de prensagem e o pré-molde, até que o gargalo seja formado. Nesse modelo de produção, o gargalo é a última parte do parison (pré-formato) a passar pela conformaçäo.
3. Transferência: preso pelo gargalo, o parison é levado até o molde, para que a conformação final seja realizada.
4. Assopro Final: ar comprimido é injetado no parison, que toma seu formato final dentro de uma forma.
5. Extração: depois do assopro final, a forma é aberta e um sensível mecanismo de garras pega o produto final colocando-o em uma placa de ventilação para resfriamento. E Pronto! Mais uma embalagem da Verallia produzida com total qualidade.
PROCESSO PRENSADO-SOPRADO BOCA ESTREITA
Este processo é