ENCARANDO O FATO DA EXISTÊNCIA
1. Apontem como o grupo ajudou ou atrapalhou a refletir entre suas possibilidades.
Discutindo as possibilidades em grupo as idéias adquirem outras proporções, provenientes de uma reflexão um pouco mais complexa e profunda, proporcionada por perspectivas diferentes sobre o mesmo assunto, sendo a Idéia original sempre visível com caminhos possíveis a serem atingidos e levando em consideração a interação grupal, é visível que uma pessoa às vezes pode enxergam um caminho que à outra, pode parecer inviável por não se ter conhecimento de como é possível trilhar este caminho.
2. Após a conversa do grupo, você se sentiu sozinha frente a suas possibilidades? Por quê?
Sim, discutindo este assunto de forma grupal adquirimos a noção de responsabilização e ser ativos em nossa historia, entretanto, há uma adesão de novos conhecimentos vindos dessa interação com novas e diferentes idéias e nos damos conta que os caminhos embora trilhados sozinhos, são passiveis de influencias exteriores.
3. Escolha uma de suas possibilidades e aponte qual é a principal situação que influencia suas escolhas (ou seja, o que é que você não pode escolher ou evitar, e que influencia sua capacidade de se decidir por essa possibilidade).
Discutindo uma idéia comum grupal, colocamos aqui a “possibilidade” de estabilidade financeira “bem sucedidos financeiramente”. Esta essa vontade de atingir essa possibilidade pode ser referenciada ao estilo de vida com influencia capitalista do mundo atual, e que o dinheiro aparece como mediador para atingir outras possibilidades.
Atualmente atingir essa meta é uma questão que encontra barreiras em termos de possibilidades de ação, sendo o tempo direcionado a outros aspectos nesse momento (carreira acadêmica) que como modo de moldar e ampliar possibilidades futuras frente ao mercado competitivo em que nos encontramos.
4. Após ver essas possibilidades, você se sente livre ao escolher entre elas? Por quê?
Livre sobre a possibilidade de ação, sim,