Saúde em dia
A goiaba, além de ser rica em vitamina C, apresenta vitaminas A e do complexo B. A casca da fruta é rica em fibras e sua poupa em fibra solúvel. Conforme o engenheiro agrônomo, especialista em genética de frutas da Epagri de Urussanga, Emílio Della Bruna, cada 100 gramas de goiaba fornecem 69 calorias. Ele lembra que pela riqueza em vitamina C, a goiaba é uma arma poderosa contra infecções, fadiga, processos alérgicos e hemorragias. “Quando consumida com casca, é ótima para o funcionamento do intestino”, destacou.
A maçã ganha destaque pelo seu alto valor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras. Cada 100 gramas de maçã fornecem, em média, 58 calorias. “A fruta tem ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarréia infantil do recém-nascido até certas anormalidades do intestino adulto”, explicou o engenheiro. A maça ainda ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele e previne a fadiga mental. A fruta também pode contribuir com a diminuição da taxa de colesterol no sangue e ajudar no tratamento de reumatismo, gota e artrite.
O maracujá é rico em vitamina C e contém boas quantidades de ferro, cálcio, fósforo e fibras. Cada 100 gramas de maracujá fornecem 90 calorias. “O maracujá possui uma substância sedativa, chamada passiflorina, indicada como calmante. Já suas folhas são usadas para combater febres e inflamações da pele sem infecções”, salientou.
O especialista informa que o pêssego é fonte de minerais, como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. É também rico em fibras, carboidratos, e vitaminas A, C e do complexo B. “A fruta é recomendado para manter o bom funcionamento do intestino, combater o reumatismo e evitar