Visita a uma unidade básica de saúde: o dia-a-dia de um enfermeiro da esf
1. INTRODUÇÃO............................................................................................... 4
2. A PRÁTICA DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA...5
3. CONCLUSÃO................................................................................................ 9
4. REFERÊNCIA................................................................................................ 10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por intuito apresentar a rotina de trabalho de um profissional de saúde “Enfermeiro” em uma Unidade Básica de Saúde, o qual faz parte da equipe Estratégia Saúde da Família, juntamente com o Clínico-geral, Cirugião-dentista, Técnico de Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário e Agente Comunitário de Saúde.
Com fundamentação teórica na Portaria Nº2. 488, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica, para Estratégia Saúde da Família (ESF) e o programa de agentes comunitários de saúde(LOS-Lei nº 8.080/90). Contem as diretrizes que a união, os estados e municípios devem seguir ao elaborar as próprias normas, buscando garantir o direito a saúde dos cidadãos.
Na Estratégia Saúde da Família (ESF), o enfermeiro desenvolve atividades em conjunto com uma equipe multiprofissional, onde cada profissional é responsável por suas atribuições e responsabilidades, todos atuantes nas suas áreas, atividades desenvolvidas tanto na unidade de saúde quanto na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho de sua equipe e assistindo às pessoas que necessitam de atenção específica de enfermagem.
É imprescindível ao enfermeiro conhecer o trabalho da assistência em saúde, onde cabe a ele a gerência da unidade e a organização dessa assistência. A enfermagem gerencia os recursos materiais, desempenhando a previsão, provisão, organização e controle dos materiais. A PRÁTICA DE ENFERMAGEM NA ESTRÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA