Papel do enfermeiro
SOUZA, Daiane Fagundes de2; SCHIMITH, Maria Denise2; SEGABINAZI, Aline Dalcin3; ALVES, Camila Neumaier2; WILHELM, Laís Antunes2; SILVA, Silvana Cruz da2 STUMM, Karine Eliel2; RESSEL, Lúcia Beatriz2
1 Relato de experiência
²Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.
3 Estratégia de Saúde da Família - Prefeitura Municipal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
Email: daiafsouza@hotmail.com
RESUMO
Apresenta-se o relato de experiência de uma acadêmica do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, durante a realização do Programa de Formação Complementar em Enfermagem (Profcen), em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF). Esta vivência objetivou a aquisição de novas experiências na área da saúde coletiva, o reconhecimento do serviço e o acompanhamento das atividades inerentes ao enfermeiro. O mesmo ocorreu durante o mês de julho, no ano de 2012. Assim, foi possível observar as diversas possibilidades inerentes à profissão, além de conhecer o papel do profissional, este imbricado em apoiar e supervisionar o trabalho dos agentes comunitários de saúde, assistir às pessoas que necessitam de cuidados, organizar o cotidiano da unidade, planejar ações e executar atividades de promoção da saúde junto à comunidade. Enaltece assim a importância de integrar a academia com a realidade vivenciada pela enfermagem, de forma a contribuir para o aprendizado dos futuros profissionais.
Palavras-chave: Enfermagem; Saúde da Família; Saúde coletiva.
1. INTRODUÇÃO
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é uma proposta do Ministério da Saúde para a reorientação do modelo assistencial, a partir da organização da atenção básica, apostando no estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e de corresponsabilidade entre profissionais de saúde e a população (BRASIL, 1997).
A família é o objeto principal