PRÁTICAS NA SAÚDE: AÇÕES DOS ENFERMEIROS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E HOSPITAIS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
JOSÉ IGOR DA SILVA
PRÁTICAS NA SAÚDE: “AÇÕES DOS ENFERMEIROS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E HOSPITAIS”
JOÃO PESSOA - PB
NOVEMBRO 2014
JOSÉ IGOR DA SILVA
PRÁTICAS NA SAÚDE: “AÇÕES DOS ENFERMEIROS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E HOSPITAIS”
Projeto Integrador apresentado ao Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ como requisito parcial para a terceira avaliação de aprendizagem do Curso de Bacharelado em Enfermagem.
Orientadora: Prof. Ms. Hebe
DEDICATÓRIA
Este trabalho é dedicado às pessoas que sempre estiveram ao nosso lado pelos caminhos da vida. Dedicamos a Deus primeiramente, aos nossos familiares e a todas as pessoas que acreditaram na concretização deste trabalho acadêmico.
Bom mesmo é ir a lutar com determinação, abraçar a vida, viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence aos que se atrevem e a vida é bela para ser insignificante.
(Charles Chaplin)
EPÍGRAFE
“Temos o poder de mudar vidas com simples ações. Por isso, devemos praticá-las com dissernimento, responsabilidade e acima de tudo dedicação”.
(Barbosa Filho)
RESUMO
Neste trabalho acadêmico, vamos abordar as ações básicas de um enfermeiro em uma unidade de saúde e no centro hospitalar. Em um Centro de Saúde, o enfermeiro tem a assistência de enfermagem individual, ações educativas, coordenação de cargos técnicos da vigilância epidemiológica, além das ações relativas ao gerenciamento da equipe de enfermagem e participação com a equipe de saúde no planejamento, pois uma das principais funções é o técnico administrativo do enfermeiro no Centro Médico e gerenciar todos os serviços da equipe, pois ele delega e distribui tarefas para os funcionários, supervisiona a equipe de enfermagem e as atividades