Apostila 2
UNIDADES EM
ENFERMAGEM
Professor: Iann Carlo Rabelo Nascimento
Aluno:
Coronel Fabriciano. 2015
BREVE HISTÓRICO DE ENFERMAGEM
A atenção a saúde dos indivíduos e populações, ao longo da história dos homens, vem sendo desenvolvida de muitas formas e nem sempre foi espaço exclusivo de atuação profissional e nem envolveu uma única abordagem diagnóstico-terapêutica. Alguns trabalhos de saúde surgem quando o sistema industrial se instala e se desenvolve a ponto de exigir trabalhadores mais habilitados. Neste período, os sistemas de assistência à saúde ampliam seus objetivos de modo a dar conta de uma necessidade social que desponta, ou seja, a de preservar a mão-de-obra treinada
para
os
postos
de
trabalho
então
existente.
Segundo Vaz (1996) a saúde é um universo concreto como produto das relações do ser humano, sua expressão pode ser vista nas formas biológicas do indivíduo e nas estruturas das ações coletivas. As ações situam-se exteriormente ao mundo e constituem-se em expressão e condição de desenvolvimento das formas biológicas frente à individualidade do sujeito como ser social.
Com isso, a prática em saúde, tem suas origens em necessidades determinadas socialmente e se volta para o atendimento delas. Como o trabalho através de seus agentes, transforma a natureza pra satisfazer carências e constrói o mundo da saúde e suas teorias, nas suas infinitas particularidades. O conjunto de práticas que se institucionalizam para a intervenção no processo saúde-doença são diversidades da unidade – trabalho em saúde.
Leooardi et al. (1999) afirma que o trabalho em saúde é essencial para vida humana e que faz parte do setor de serviços, incluí-se como um trabalho da esfera não-material e se completa diante de sua realização. Diferencia-se por não possuir como resultado um produto material, sendo o produto indissociável do processo que o produz.
2
Formulando o processo de trabalho segundo as bases teóricas de Marx
(1980), pode-se considerar que o