dia mundial da saude
O dia mundial da saúde, que todo ano se comemora em 7 de abril, e que é organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), traz como tema e m 2007 "INVISTA NA SAÚDE, CONSTRUA UM FUTURO MAIS SEGURO".
O seu objetivo é mostrar a forte relação que existe entre a saúde e os programas de segurança sanitária nacional e internacional contra as epidemias (AIDS, dengue, gripe aviária, sarampo, entre outras), e que o sucesso destes programas dependem não apenas do governo, mas de todos nós que compomos a sociedade.
A segurança sanitária internacional requer uma interação mais ampla e mais eficaz entre os países, os governos, as instituições, as comunidades e os cidadãos. Se, por um lado, o governo deve garantir uma infra-estrutura e preparativos básicos de saúde pública, quanto mais educada esteja a população sobre as doenças, a segurança dos alimentos e do ambiente, mais organizada e eficaz será a resposta.
Neste sentido, o que nós cidadãos podemos fazer para contribuir com a nossa própria saúde, da nossa família, da nossa comunidade, do nosso país e do nosso mundo?
Atualize o seu calendário de vacinas, assim como a de toda a sua família. Mantenha-se informado e participe das campanhas de vacinação.
Combata a dengue - eliminando pratos de xaxim, enfeites e todo o tipo de situação que possa acumular água; providencie a limpeza de calhas, lajes e caixas d'água (sempre com tampa); remova entulhos, pneus e lixos em geral; fiscalize o cumprimento das medidas adotadas e notifique os casos de suspeita de criadouros e de dengue.
Combata a AIDS - use corretamente a camisinha nas relações sexuais e apenas agulhas e seringas descartáveis (que não devem ser compartilhadas). Para evitar que a aids passe da mãe para o filho, todas as gestantes dem começar o pré-natal o mais cedo possível e fazer o teste da AIDS.
Evite a diarréia aguda - lave bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro; lave bem verduras, frutas e legumes em água