Intervenção em saúde no Dia Mundial da Saúde
INTRODUÇÃO: O Dia Mundial da Saúde (DMS) é uma ótima oportunidade para melhorar o contato dos acadêmicos de medicina com a comunidade. Nesse evento podemos exercer uma atividade de conscientização e alerta sobre a saúde. O tema deste ano foi “Pequenas picadas, grandes ameaças”, abordando as doenças transmitidas por vetores, pois estas tem grande impacto em todo mundo.
OBJETIVO: Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de relatar a experiência dos integrantes da Liga de Anatomia e Cirurgia da Universidade Federal do Ceará no Dia Mundial da Saúde 2014.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: No dia 10 de maio do presente ano, integrantes da Liga de Anatomia e Cirurgia foram ao centro da cidade de Fortaleza, mais precisamente na Praça do Ferreira, para participarem do DMS a fim de orientar a sociedade fortalezense sobre a Doença de Chagas. Lá foram realizadas atividades como: exposição de espécies transmissoras em diversas fases de desenvolvimento, orientações sobre prevenção da doença e combate aos insetos conhecidos como barbeiro. Também foram informadas as alterações morfológicas no corpo de um indivíduo acometido pela Doença de Chagas, além de aplicação de questionário aos indivíduos participantes. As orientações transmitidas pelos integrantes da Liga aconteceram em um stand utilizando um Banner. Tal ação voltada à comunidade constituiu-se em algo benéfico, não apenas para o público-alvo, mas também para os integrantes da Liga de Anatomia e Cirurgia que experimentaram aprendizado significativo relativo ao assunto do DMS, e no atendimento as pessoas que participaram desse momento.
RESULTADOS: O aprendizado obtido pelos integrantes da Liga e a ação voltada à comunidade apresentaram resultados satisfatórios.
CONCLUSÃO: Ações como esta no Dia Mundial da Saúde mostram-se importantes para o aprendizado acadêmico e social do estudante de medicina e também para ajudar a melhorar a qualidade de vida da