Resumo do livro O que é Leitura
Em O que é leitura, os modelos, conceitos, idéias a respeito da teoria e prática de leitura estão distribuídos em cinco capítulos. O livro apresenta ainda, um capítulo extra, reservado a indicações para leitura, contendo um rico banco de livros de autores variados.
Logo no primeiro capítulo, nomeado, “Falando de Leitura”, a autora, através de exemplos simples e de fácil compreensão deixa claro que a leitura não se restringe à pronunciação de palavras de um texto escrito, e complementa mostrando que existem várias outras possibilidades de leitura, tais como, leitura de gestos, situações e até mesmo objetos. Ainda no primeiro capítulo, Maria Helena expõe brevemente as diferenças entre, uma leitura superficial e uma mais aprofundada, aponta seus resultados, como procedem e as situações mais propícias para que ocorram.
No segundo capítulo, o título, “Como e quando começamos a ler”, por si só, dá uma visão bem ampla de seu contexto, que nos revela em quais momentos de nossa vida começamos a ter contado com a leitura em geral, como esse processo evoluiu e/ou se aprimora e quais as dificuldades que poderemos enfrentar nessa evolução. “... exigente e complexo como a própria vida. Fragmentado e, ao mesmo tempo, constante...”, “aprendemos a ler lendo. Eu diria vivendo”, são algumas, das passagens do texto onde a autora tenta caracterizar o processo de evolução da nossa capacidade de leitura. A autora inicia o terceiro capítulo, cujo título é, “Ampliando a Noção da Leitura”, informando às possibilidades que o hábito de ler traz quando é praticado de maneira correta. Logo em seguida, critica a prática formalista e mecânica utilizada pela maioria dos educadores nas escolas do Brasil, que, por sua vez, são lembradas no capítulo pela sua deficiência em exercer sua função na capacitação dos alunos no tocante à leitura, sendo talvez a maior contribuinte para o surgimento da “crise da leitura”, que reside em nosso país. Finalizando o