Resumo livro "o que é leitura"
Os estudos da teoria e prática da leitura estão distribuídos em cinco capítulos que ao todo somam 87 páginas. O livro apresenta ainda, um capítulo reservado a indicações para leitura, contendo um banco de livros de autores variados, que podem auxiliar no entendimento dos conceitos sobre leitura apresentados por Maria Helena Martins.
Deste modo o primeiro capítulo, “Falando de Leitura”, Martins, apresenta exemplos simples e de fácil entendimento colocando que a leitura não se restringe ao simples pronunciamento de palavras escritas, e completa com várias outras possibilidades para se obter uma boa leitura. Nesse primeiro capítulo, Martins, ainda mostra um estudo das diferenças entre, uma leitura simples para uma mais aprofundada, indicando caminhos para desenvolver uma boa leitura.
No segundo capítulo, “Como e quando começamos a ler”, a autora apresenta uma visão ampla de seu contexto, nos levando aos momentos da nossa existência onde começamos a ter contado com a leitura em geral, nos leva ainda a o processo evolutivo e sua aprimoração e cita quais as dificuldades encontradas no decorrer dessa evolução e como podemos nos precaver. “... exigente e complexo como a própria vida. Fragmentado e, ao mesmo tempo, constante...”, “aprendemos a ler lendo. Eu diria vivendo”, esses são alguns ensinamentos que Martins deixa para aqueles que têm interesse em se aprofundar numa boa leitura.
Ao entrarmos no terceiro capítulo, “Ampliando a Noção da Leitura”, Martins nos trás informações e possibilidades que o hábito de ler traz quando é praticado de maneira correta. Assim, ela critica a prática formalista e mecânica utilizada pela maioria dos educadores nas escolas do Brasil, que, por sua vez, são lembradas no capítulo pela