Resumo do livro ( o que é leitura )
A autora do livro “O que é leitura”, Maria Helena Martins parte da premissa que a leitura não deve ser só a interpretação do código(letras), mas sim também o nosso cotidiano e nossas inter-relações com a sociedade fazem parte e são necessárias para o ser humano.
No livro, capítulo, Como e Quando Começamos a Ler é citado que: “Desde os nossos primeiros contatos com o mundo, percebemos o calor e o aconchego de um berço diferentemente das mesmas sensações provocadas pelos braços carinhosos que nos enlaçam. A luz excessiva nos irrita, enquanto a penumbra nos tranquiliza. (...) Começamos assim a compreender, a dar sentido ao que e a quem nos cerca. Esses também são os primeiros passos para aprender a ler”.
“Lembro novamente Paulo Freire: ”ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém educa a si mesmo; os homens se educam em comunhão mediatizados pelo mundo”. Parodiando-o e também ousando divergir neste caso se poderia dizer: ninguém ensina instância, solitário, embora se desencadeie e se desenvolva na convivência com outras e com o mundo”.
Na obra a autora transmite-nos informações relevantes sob a importância da leitura desde os primórdios e como ajuda no desenvolvimento da capacidade intelectual e física do indivíduo, assim como a evolução do processo de leitura com o passar das gerações, como é citado no capitulo, Ampliando a Noção de Leitura: “Saber ler e escrever”, já entre os gregos e romanos, significa possuir as bases de uma educação, essa que visava não só ao desenvolvimento das capacidades intelectuais e espirituais, como das aptidões físicas, possibilitando ao cidadão integrar-se efetivamente, no caso das classes dos senhores, dos homens livres.
“Apesar de séculos de civilização, as coisas hoje não são muito diferentes. Muitos educadores não conseguiram superar a pratica formalista e mecânica, enquanto para a maioria dos educadores, aprender a ler se resume à decoreba de signos linguísticos, por mais que se