sauer
A partir daí, Carl Sauer começou a frequentar a Universidade Northwestern, em Evanston, Illinois. Enquanto estava na Northwestern, Sauer estudou geologia e desenvolveu um interesse no passado. Sauer de seguida, deslocou-se para o tema mais amplo da geografia. Dentro desta disciplina, ele estava interessado principalmente na paisagem física, atividades culturais humanas, e do passado. Ele, então, transferido para a Universidade de Chicago, onde estudou sob Rollin D. Salisbury, entre outros, e obteve seu doutorado em geografia em 1915. Sua tese focada nas Highlands Ozark em Missouri e informações que vão desde pessoas da área de sua paisagem incluído.
Carl Sauer da Universidade de Michigan
Após a sua graduação pela Universidade de Chicago, Carl Sauer começou a ensinar geografia na Universidade de Michigan, onde permaneceu até 1923. Em seus primeiros dias na universidade, estudou e ensinou-determinismo ambiental um aspecto da geografia que disse que o ambiente físico era o único responsável pelo desenvolvimento de várias culturas e sociedades. Este foi o ponto de vista popular realizada em geografia na época e Sauer aprendeu sobre isso extensivamente na Universidade de Chicago.
Depois de estudar a destruição de florestas de pinheiros na Lower Peninsula de Michigan, enquanto ensinava na Universidade de Michigan, porém, opiniões de Sauer no determinismo ambiental mudou e ele se convenceu de que o ser humano controlar a natureza e desenvolver suas culturas de que o controle, e não o contrário. Ele, então, tornou-se um crítico