saude puplica
O furúnculo é o estágio avançado da foliculite
inflamação dos folículos capilares:
(é uma bolsa tubular localizada na hipoderme. É dentro dele que se localiza a raiz do fio capilar.)
Um furúnculo é uma infecção cutânea causada por bactéria que envolve um folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo próximo a ele. Sua principal característica é a formação de um nódulo avermelhado, doloroso, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa da presença de pus. O tamanho do furúnculo pode variar de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.
Causas:
O furúnculo é geralmente causado pela bactéria Staphylococcus aureus
(é uma bactéria esférica, do grupo dos cocos gram-positivos), um tipo bastante comum e que pode ser encontrado na pele e dentro do nariz. No entanto, o furúnculo também pode ser causado por outras bactérias ou fungos presentes na superfície da pele. Eles geralmente crescem em locais acometidos por alguma ferida ou picada de inseto, que facilitam a entrada da bactéria.
Os furúnculos podem ocorrer em folículos capilares de qualquer parte do corpo, podendo haver mais de um furúnculo ao mesmo tempo. A lesão surge especialmente nas regiões com pelos e mais expostas à umidade, pressão e atrito, ou a substâncias gordurosas que facilitam a obstrução dos folículos pilosos.
Os furúnculos são mais comuns no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas.
Fatores de risco:
Qualquer pessoa pode desenvolver furúnculos, mas existem alguns fatores considerados de risco que contribuem para o surgimento desses nódulos. Veja:
Contato físico com pessoas que tenham furúnculo
Diabetes, que dificulta a ação dos anticorpos contra a bactéria causadora da infecção
Doenças na pele, como acne e eczema, facilitam o surgimento de furúnculos
Imunidade comprometida dificulta a reação do corpo a infecções. Pacientes com o vírus do HIV são mais suscetíveis a furúnculos