Resenha Critica Hipertensao Arterial
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, uma doença silenciosa, pois nem sempre apresenta sintomas e pode também afetar outros órgãos do corpo. É muito importante fazer corretamente o seu controle, ainda mais porque é uma doença que não possui cura e sua estabilização.
Muitas pessoas não se importam com essa doença, algumas ate consideram normal e por isso a um grande aumento de pessoas portadoras da doença. Em UBS exite diversos programas de controle para hipertensos, orientando e avaliando os casos muitas com sucessos principalmente as que tratam em grupos.
O paciente deve tomar os medicamentos corretamente e sempre passar por avaliações medicas, pois os mesmos medicamentos que podem ser usados para o tratamento de HÁ pode influencias negativamente em outros fatores.
As UBS fazem um grande trabalho de captação de pacientes doentes, os motivando a aderirem o tratamento, pois muitos por falta de recursos financeiros, falta de tempo, efeitos colaterais de medicamentos, e alguns ainda por falta de informações acabam abandonando o tratadento e as vezes nem iniciam.
Existe um cadastramento do SUS, o HIPERDIA que após essa captação realiza um cadastramento destes pacientes ( H.A e D.M ) dando acesso a rede puplica e com isso tanto favorece o portado da doença, como também os profissionais da saúde de já tem uma ideia de como agir.
Muito importante o paciente ser bem orientado, não só na forma de usar os medicamentos, como também na alimentação apropriada e no sedentarismo que são um grande fator causador da doença, ou seja os profissionais de saúde da rede básica têm importância primordial nas estratégias de controle da hipertensão arterial, quer na definição do diagnóstico clínico e da conduta terapêutica, quer nos