A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
963 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIAMarcus Diniz
RESENHA: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
BELÉM
2011
Marcus Diniz
RESENHA: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Trabalho apresentado à disciplina Introdução à Fisioterapia de avaliação orientada pelo (a) professor (a).
BELÉM
2011
RESENHA
BARAÚNA, Mário Antônio, et al. A importância da inclusão do fisioterapeuta no programa de saúde da família. Fisioterapia Brasil, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n.2, janeiro/fevereiro, 2008. P. 64-69.
1. RESUMO DA OBRA
O artigo mostra a importância do fisioterapeuta como sendo um profissional habilitado a atuar na prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, em nível individual e coletivo, além de como encaixar este profissional no âmbito da saúde pública e sua inclusão no Programa de Saúde da Família (PSF). Explana suas atividades dentro de um aspecto preventivo e sua atuação junto à população, auxiliando toda a equipe de saúde. Tendo, pois, para isso ter que ser um profissional capaz de estudar e investigar o movimento humano e as funções corporais.
As práticas do fisioterapeuta, associado ao PSF, traduzem-se em um novo modelo de atenção que privilegia toda a comunidade. Atuando na saúde da família, seu trabalho se torna resoluto e efetivo, oferecendo assim ações de baixo custo, criando vínculo com a comunidade, valorizando a profissão e garantido o reconhecimento de sua profissão por todos que a assistem.
O fisioterapeuta tem então no PSF mais uma oportunidade para desenvolver suas habilidades na sociedade, melhorando a qualidade de vida do indivíduo e, por meio de uma alta motivação do paciente, também garante uma educação continuada e possibilita a recuperação da harmonia do corpo e do convívio no âmbito social.
O artigo é constituído de três partes: resumo, introdução e conclusão.