gastronomia
GASTRONOMIA
TECNOLOGIA EM ALIMENTOS – SALA E BAR
PROFESSOR: FABIO VIEIRA
TAÇAS
1- Taça para água:
As taças para água são sempre as maiores pois como a água não tem o que perder de sabor podem passar mais tempos nas taças.
2- Taça para vinho branco suave:
Esse tipo de vinho precisa que fique concentrado na taça, para que realce o aroma, então geralmente temos uma taça estreita. Recomendações para ser usados nesse tipo de taça: Picpoul de Pinet, Weißburgunder, Grauburgunder, Grünen Veltliner e Riesling. 3- Taça para vinho branco:
Possui um volume maior que a taça de vinho branco suave, assim recebe mais ar e seu aroma se desenvolver. Excelente para vinhos: Barrique, Chardonnays, Viognier, Sauvignon Blanc e Riesling maduros.
4- Taça para vinho tinto com pouco Tanino:
São taças mais arredondadas e com abertura relativamente mais larga, como o vinho é bebido através de uma superfície maior, é estimulado todo o céu da boca. Indicada para Burgunder, Beaujolais, Barbera e Pinotage.
5- Taça para vinho tinto com muito Tanino:
Com a forma mais estreita da taça se concetra mais o aroma do buquê, dando prioridade a fruta. Recomendado para um jovem Bordeaux, Rioja, Chianti e etc..
6- Taça para vinho tinto encorpado:
Taças gordas com abertura larga, permite que o ar circule, abrindo rapidamente. Indicada para Burgunder, Barolo velho, Syrah pesado e semelhantes.
7- Taça para vinho de sobremsa ou digestivos:
Apreciados em pequenas quantidades, por isso em um pequeno cálice para que não acentue o gosto doce desses vinhos, o gosto fica somente na ponta da língua. Indicado para: Sauternes, Beerenauslesen etc. 8- Taça para Champagne:
As taças tem que ser em tulipas, fina e relativamente alta, para que a espuma possa crescer.
SERVIÇO À AMERICANA
O serviço à americana é usado quando se recebe grande número de convidados e é impossível sentá-los a mesa, ou mesmo para garantir a informalidade do evento.