Resenha critica sobre hipertensão arterial
No artigo científico “Prevalência de hipertensão arterial em crianças e adolescentes obesos” os autores tratam da obesidade que é agora encontrada não só em adultos, mas em grande quantidade de crianças e adolescentes. Segundo eles, essa doença crônica contribui para o desenvolvimento de outras, como a hipertensão arterial e diabetes mellitus, chegando a essa conclusão com a realização de uma pesquisa feita com jovens obesos de 7 a 14 anos de idade.
De acordo com os autores, um dos principais fatores que causam a obesidade corresponde às mudanças de hábitos pelas quais as pessoas estão passando, devido à necessidade de adaptação a um determinado estilo de vida que requer agilidade e facilidade, chamado de “período de transição”. Observa-se, assim, o aumento de pessoas com doenças crônicas.
O autor analisa que, nestes estudos, devem ser englobadas pessoas de outras faixas etárias que possuem a obesidade, com o objetivo de verificar a possibilidade delas terem adquirido as outras doenças por causa desta. Comprovando-se este fato, torna-se necessário melhorar os serviços hospitalares, visando o tratamento desses jovens. Dando enfoque a hipertensão arterial, pesquisas realizadas mostram que 15% a 20% dos adultos no Brasil possuem essa doença crônica. Assim, começaram a ser feitos estudos com a população de Campo Grande (MS), nos quais 129 crianças e adolescentes obesos, entre 7 e 14 anos de idade, foram avaliadas. Foram feitas aferição de pressão e medição de massa corporal para as análises estatísticas, chegando à conclusão de que a faixa etária de 13 a 14 anos foi a que mais apresentou casos de hipertensão arterial, ocorrendo principalmente em mulheres.
O artigo sobre o qual discorro, utilizando-se de pesquisas com portadores de obesidade, apresenta conclusões específicas sobre a população jovem, mostrando a importância do tratamento e mudança de hábitos da