Hipertensão e casos emocionais
CURSO DE PSICOLOGIA
Professor: Joaquim
Resenha sobre HIPERTENSÃO ARTERIAL, VISÃO CLINICA E EMOCIONAL.
Natália ******
Hipertensão arterial: Sintomas e tratamento
O referente artigo trata da hipertensão arterial, seus sintomas e tratamentos.
A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças mais prelevantes no mundo, acometendo cerca de um terço da população adulta. Nas ultimas décadas o numero de hipertensos tem aumentado progressivamente devido a fatores como maior expectativa de vida, maior incidência de obesidade, sedentarismo e maus hábitos alimentares.
Sintomas da hipertensão arterial
Um dos grandes problemas da hipertensão arterial é o fato desta ser assintomática até fases avançadas. Segundo o autor, não existe um sintoma típico que possa servir de alarme para estimular a procura por um médico. Um individuo que não costuma medir sua pressão arterial simplesmente porque não tem nenhum sintoma, pode muito bem ser hipertenso e não saber.
Todo individuo adulto deve pelo menos uma vez a cada um ou dois anos medir sua pressão arterial. Se o paciente for obeso, fumante, diabético ou se tiver historia familiar de hipertensão arterial, a pressão deve ser medida com uma periodicidade maior, cerca de duas vezes por ano.
Diagnóstico da hipertensão arterial
Na opinião do autor, um erro comum no diagnostico da hipertensão é achar que o paciente é hipertenso baseado apenas em uma aferição isolada da pressão arterial; não se faz diagnóstico, nem se descarta hipertensão, baseado em apenas uma única medida.
Para se dar o diagnostico de hipertensão arterial são necessárias de três a seis aferições elevadas, realizadas em dias diferentes, com um intervalo maior que um mês entre a primeira e a ultima aferição. Deste modo o paciente considerado hipertenso é aquele que apresenta a