Trabalho academico
ASPECTOS SOCIOPOLÍTICOS E HISÓRICOS
A qualidade do ensino diminui o índice de repetência, mas não inclui efetivamente todas as crianças e jovens na vida escolar da educação básica.
Ao descentralizar ações para comunidade, o Estado foge da responsabilidade de criar e manter políticas publica e sociais, enfraquecendo os serviços públicos, levando a privatização de serviços educacionais principalmente no ensino superior.
O Banco Mundial sugere a garantia de educação básica mantida pelo Estado, Istoé gratuita, o que não significa que ela seja ministrada em escolas púplicas. Os neoliberais criticam o fato da escola pública manter o monopólio gratuito. Sugerem que o estado repasse em cheque o valor aos pais. Incentiva uma disputa entre a escola pública e particular, alterando o conceito de público.É a implementação de uma política de livre escolha.
A revolução de 1930 foi determinante para o aparecimento de novas exigências educacionais, em 20 anos as escolas dobraram em números. Neste época foi criado o Ministério da Educação e Saúde.
Durante o regime ditatorial de Getulio Vargas, os exames e processos seletivos eram rígidos, dificultando ou eliminando o acesso da classe popular ao ensino púplico.
Os neoliberais pregavam o desenvolvimento urbano industrial em bases democráticas, mudanças no ensino quantidade e qualidade tudo gratuito. Os católicos foram contra os neoliberais, alegando que eles destruíam os princípios de liberdade no ensino e retiravam das famílias a educação dos filhos.
Hoje temos muitas escolas “quantidade” sem “qualidade”, professores desmotivados com as condições de trabalho, falta de recursos e desvalorização de salário. Alunos envoltos nesta política de que a obrigação de concluir o ano letivo é do professor, demonstram desinteresse e desrespeito com a escola e o professor, aparentemente esta