Gastronomia no brasil e no mundo
Resumo de Texto do livro
GASTRONOMIA NO BRASIL
E NO MUNDO
ALUNO : Luiz Eduardo Costa do Nascimento
Disciplina : Cozinha Sergipana - Teoria
Professora : Janaína Couvo
Aracaju
Abril de 2013
SUMÁRIO:
1. Introdução
2. A Família Real no Brasil a partir de D. João VI
2.1. D. Pedro I 2.2. D. Pedro II
3. Fatores de Influência na Culinária Brasileira
3.1. O primeiro livro sobre cozinha escrito e publicado no Brasil 3.2. O Café 3.3. Os escravos e os imigrantes 3.4. A Belle Époque brasileira 3.5. Os fast food 3.6. Os primeiros restaurantes 3.7. A popularização da gastronomia brasileira 3.8. A emancipação da mulher
4. A profissionalização da gastronomia brasileira
5. Conclusão
6. Bibliografia
1. Introdução. O texto relata que antes da chegada da Família Real Portuguesa no Brasil ao Brasil a gastronomia brasileira era baseada em produtos da terra que eram vendidos em feiras livres. Milho, mandioca, farofa, pirão, etc... eram os pratos que ilustravam a mesa.
A história ficou retratada por força da Missão Cultural Francesa (1816) onde foi possível observar nas obras de Jean-Baptiste Depret (200 gravuras) a figura das ‘escravas de ganho’, as quais comercializavam, a mando dos senhores, produtos como leite, ovos, carnes, verduras e frutas. Sabe-se que essas escravas são precursoras das barracas que vendem churrasquinho, milho verde, cachorro-quente, água-de-coco e doces nos dias atuais.
Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, a gastronomia brasileira passou a incorporar a gastronomia francesa devido à abertura dos portos e à elite que aqui chegou.
O arroz com feijão passou a ter a combinação de produtos importados como carnes de fumeiro, presuntos, salames, azeites, vinagres, nozes, avelãs, amêndoas, frutas